A comunidade médica veterinária internacional já explicou várias vezes. A ciência já demostrou e nós apenas estamos a relembrar. São muitos os alimentos da dieta humana que os cães devem evitar.
Nós escolhemos apenas os 5 mais comuns na nossa dieta mediterrânea. Evitando estes alimentos pode salvar a vida do seu cão.
1. Álcool
Com o calor a apertar, o quanto não sabe bem uma cerveja fresquinha numa esplanada onde é permitido estar com o nosso amigo de estimação?
Basta entornar um pouco de cerveja no chão para o cão com calor ir logo cheirar e provavelmente lamber.
O álcool nos cães tem o mesmo efeito que nos humanos mas o estrago é muito maior levando a causas como vómitos, diarreia, problemas de coordenação, dificuldades respiratórias ou até mesmo morte. Quanto mais pequeno for o porte do cão, mais problemático poderá ser.
2. Cebolas
A cebola é um dos alimentos que mais usamos na cozinha Portuguesa.
Porque é que os cães não o devem comer?
A cebola pode destruir naturalmente a células vermelhas da corrente sanguínea do seu cão e com isso, leva-lo a um estado de anemia.
Não é questão para a alarme se o cão der uma dentada numa cebola, mas se a cebola inteira desaparecer… é caso para levar rapidamente o seu cão ao hospital.
Os sintomas de anemia estão associados a fraqueza, vómito, visão turva, falta de apetite e falta de ar.
3. Chocolate
O chocolate é só um dos alimentos mais tóxicos para os cães.
Quem tem crianças em casa, prestem atenção… As crianças gostam de partilhar as guloseimas com os seus amiguinhos.
A parte tóxica do chocolate é a teobromina que está presente em 99% dos chocolates, inclusive nos brancos.
Comer ou mesmo lamber chocolate pode provocar vómitos, diarreia e sede excessiva, tremores, alteração do ritmo cardíaco, convulsões e mesmo levar à morte.
4. Restos de Gordura e Ossos
Geralmente são aquelas gorduras dos bifes que deixamos de parte que acabam por ser ideia de muita gente partilhar com o cão. Tanto as gorduras como os restos de ossos, são muito perigosos para os cães.
Podem provocar uma doença que se chama pancreatite que resulta no início da inflamação do pâncreas.
Os ossos também podem lascar e causar uma obstrução ou lacerações do sistema digestivo do seu cão. O melhor mesmo é esquecer os restos de carne a dar ao seu cão.
5. Uvas
Pouca gente sabe mas as uvas e as passas têm sido durante muitos anos usadas como guloseimas para cães.
Não é uma boa ideia. Embora ainda não seja muito claro o porquê, as uvas e passas podem causar insuficiência renal. E apenas uma pequena quantidade pode deixar um cão doente. Vómitos repetidos é um sinal precoce. Dentro de um dia, ele torna-se deprimido. A melhor prevenção é manter uvas e passas longe dos lugares que o seu cão pode alcançar.
NOTA: Se alguma vez tiver dúvidas sobre a condição de saúde do seu cão após comer sem querer um destes alimentos, leve-o de imediato ao hospital.
Um conselho da Equipa Médica.
URGÊNCIAS: 966 004 519
Mais fontes:
http://pets.webmd.com/dogs/ss/slideshow-foods-your-dog-should-never-eat
http://www.akc.org/learn/dog-health/human-foods-dogs-can-and-cant-eat/